Tem o nome sugestivo de TreeHotel, fica dentro do Jardim Botânico de Coimbra e abre hoje ao público. E, mais importante para o Green Savers, é um hotel ecológico que utiliza um conceito inovador e sustentável.
A ideia de construir o TreeHotel partiu de um projecto experimental de arquitectura e design concebido pelo Atelier DASS para o Experimenta Design 2009. Com a posterior ajuda de biólogos, paisagistas e empresas de construção, a ideia foi agora implementada no terreno com o objectivo de promover e sensibilizar o público para temas como o futuro das nossas cidades, os espaços verdes e a sustentabilidade urbana.
O hotel, que numa primeira fase estará aberto apenas três meses, vai permitir ao seu visitante pernoitar junto da natureza. Para além de um quarto de casal, o TreeHotel conta ainda com uma casa-de-banho com água corrente. Está ligado à rede de esgotos, mas não tem electricidade.
“O que me seduziu na ideia foi o facto de ser uma casa com uma arquitectura sustentável, mas também a possibilidade de as pessoas pernoitarem na mata do Jardim Botânico, o que tem um grande poder de sedução. Trata-se de uma habitação que tem a intenção de revelar também as questões da sustentabilidade da construção, uma ideia fundamental hoje”, explicou ao diário As Beiras Helena Freitas, directora do Jardim Botânico de Coimbra.
Nuno Janeiro e António Alte da Veiga, uma dupla de profissionais interessados nas áreas de arquitectura, design e sustentabilidade ambiental, foram os responsáveis pela instalação do hotel, que tem ainda assinatura do arquitecto David Seabra.
Quem quiser passar um noite com a natureza – num espaço urbano – pode contactar o hotel através deste email: treehotelcoimbra@gmail.com. Será este – o dos hotel sustentáveis dentro das cidades – um nicho de futuro para a indústria hoteleira?
Fonte
Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário